Arquivo do blog

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Província da Lunda Norte ganha sistema anti-trovoada

Dundo - A província da Lunda Norte estará coberta de um sistema de protecção contra trovoadas, quando os trabalhos de instalação do equipamento terminar em 2012, informou hoje, no Dundo, o director geral da Multisoft Projects e Soluções Tecnológicos Lda, Shaíd Merali.
 
 
 
Segundo a fonte, trata-se de um sistema moderno, que já está a ser montado na cidade do Dundo. É composto por uma antena detectora de trovoadas, com sensor que recolhe toda informação para o computador, ao qual está ligado por cabo. É o lado preventivo do sistema.
 
 
 
Informou que o detector de trovoadas é um equipamento de prevenção que serve para detectar as trovoadas e, a partir do campo electromagnético do céu, consegue saber-se e colher dados sobre a ocorrência de trovoadas ou não.
 
 
 
Explicou que o computador visualiza a informação por valores do campo electromagnético configuráveis a quatro níveis: a cor verde indica a estabilidade, a amarela descarta a existência de trovoada, embora anuncie a formação de qualquer coisa no céu, a laranja alerta que vai haver trovoadas e por último o nível vermelho que indica a ocorrência do fenómeno.  
 
 
 
Na vertente de protecção estão a ser instalados, nessa fase, para raios nos edifícios administrativos do Estado. Esses têm a função de proteger pessoas e imóveis das trovoadas, desviando-as à terra.
 
 
 
"O para-raios é o equipamento que vai fazer a protecção dos edifícios e pessoas. Já montamos alguns na cidade e estamos à espera do equipamento. Vamos instalar um por cada município", garantiu, sublinhando que a Lunda Norte é a primeira província do país a beneficiar do equipamento do género.
 
 
 
Disse que o sistema permite aos responsáveis locais orientarem medidas preventivas, encorajando a população a tomar os cuidados necessários e evitar mortes, sobretudo causadas por trovoadas.
 
 
 
Na generalidade, os para raios têm um raio de acção entre 70 a 100 metros, variando de zona para zona, tendo em linha de conta a sua frequência numa determinada localidade. O detector de trovoada alcança de dez a 20 quilómetros.

VISITEM NOSSO SITE: www.abcpararaios.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário