Arquivo do blog

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Defesa Civil mapeia 34 áreas de risco e equipes estão em alerta

A estação de verão no Estado de São Paulo se caracteriza por fortes chuvas, acompanhadas por raios e vendavais, o que têm causado, nos últimos anos, grandes prejuízos econômicos e sociais, principalmente em razão das inundações e escorregamentos que provocam mortes, destruição e consideráveis danos.

Assim sendo, com o objetivo de preservar vidas e, também, de reduzir danos materiais, a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec-SP) deu início à Operação Verão em todo o Estado, que se estende até o dia 31 de março de 2012. Durante tal período, são deflagrados os Planos Preventivos de Defesa Civil, visando à otimização dos recursos humanos e materiais disponíveis, bem como à antecipação das situações de risco.

Segundo dados da Defesa Civil de Rio Claro, entre janeiro e fevereiro do ano passado, por exemplo, mais de 370 ocorrências foram registradas no município em decorrência das chuvas intensas e consequentes enchentes. As áreas mais afetadas, consideradas de risco, são a do Lago Azul, Avenida Visconde do Rio Claro, Tancredo Neves, Jardim Nova Rio Claro e o Inocoop.

O diretor Danilo Almeida explica que a equipe da organização toma medidas preventivas por meio do monitoramento das áreas de riscos, acompanhamento pluviométrico e meteorológico. “A Defesa Civil mapeou e cadastrou 34 áreas de risco de alagamentos e inundações. No trabalho de combate a desastres naturais, há a participação das secretarias municipais e autarquias para mobilização do complexo administrativo da prefeitura”, explica.

Atualmente, a equipe é composta por 14 integrantes e funciona 24 horas, contando com o Centro de Gerenciamento de Emergências 199 e estação meteorológica, equipes técnica, operacional, administrativa e de capacitação da comunidade. Possui sede própria e barracão de estoque estratégico, dois veículos operacionais e um administrativo, bote inflável e equipamentos para primeira resposta.

Além disso, dentre as ações preventivas do município contra desastres naturais, cita-se a obra antienchente do Inocoop. Com a implantação de todo o projeto de drenagem e instalação de galerias pluviais, canalização do Córrego da Servidão e a construção da tubulação sob a ferrovia, a prefeitura pretende elevar em 120% a capacidade de vazão do Córrego da Servidão, eliminando o problema das inundações que a região sofre há mais de vinte anos.

E, no reforço ao trabalho da Defesa Civil, interessados em fazer cadastro de voluntários podem se dirigir à sede localizada na Rua 12, nº 26, e preencher uma ficha. É necessário ter 18 anos e participar de treinamento oferecido pelo órgão. A seguir, confira orientações da Defesa Civil de como se proteger das enchentes:

Cuidados antes: tenha um lugar previsto, seguro, onde você e sua família possam se alojar no caso de inundação; coloque documentos e objetos de valor em sacos plásticos bem fechados e em local protegido; desconecte os aparelhos elétricos da corrente elétrica, para evitar curtos-circuitos; retire todo o lixo e o leve para áreas não sujeitas a inundações; retire os animais de estimação de casa; feche as portas, janelas e o registro de entrada de água.

Cuidados durante: evite contato com as águas de enchentes, pois estão contaminadas e podem provocar doenças - procure utilizar botas de borracha; não tente, em hipótese alguma, atravessar de um lugar para outro durante as enxurradas; evite voltar para casa durante as chuvas, espere que sua intensidade diminua e o caminho fique seguro.

Cuidados após: lave e desinfete os objetos que tiveram contato com as águas das inundações; não beba água ou coma alimentos que tiveram contato com essas águas, pois certamente estarão contaminados; veja se a sua casa não corre risco de desabar; remova a lama e o lixo do chão, das paredes, dos móveis e utensílios; não use equipamentos elétricos que tenham sido molhados na inundação.

VISITEM NOSSO SITE: www.abcpararaios.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário